7 Passos para se tornar um bom investidor

Notas novas de Real - dinheiro
Notas novas de Real: a primeira coisa a se fazer é saber quanto se tem de dinheiro disponível para investir
São Paulo - A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) publicou um guia com sete dicas para quem quer dar uma virada no orçamento em 2013. Os passos mostram como é possível não apenas sair do vermelho, mas se tornar um investidor bem-sucedido. Confira:

1 Organize seu orçamento
Antes de tudo, é preciso saber quanto se tem de dinheiro disponível para investir. Relacione em uma planilha todos os seus ganhos e os gastos, para ter uma ideia mais clara de como anda seu orçamento.
Mas não espere sobrar dinheiro para investir. Antes de gastar o dinheiro que sobra depois de pagar as contas, reserve uma quantia para aplicar todo mês. Nessa fase, é importante que você relacione também suas despesas das próximas semanas ou meses, como férias, matrículas de escola, IPVA, dentre outras. Assim você evita investir recursos que talvez precise usar pouco tempo depois em algum tipo de aplicação que cobre altos impostos de quem faz o resgate em um prazo curto.
2 Estabeleça seus objetivos
Defina seus objetivos de curto (até um ano), médio (até cinco anos) e longo prazo (mais de cinco anos). Inclua planos como o da compra de um carro, da casa, o casamento, a intenção de ter filhos, uma viagem de férias, um curso no exterior, a faculdade, dentre outros. Não se esqueça de incluir sua aposentadoria, pois quanto antes começar a poupar, menos terá que gastar e se preocupar com isso no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário